Presidentes da AHESC-FEHOSC nomeiam representantes para grupo de trabalho que auxiliará em revisão da PHC

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts

Foi protocolado, junto à Secretaria de Estado da Saúde, ofício que traz a nomeação dos representantes das entidades AHESC-FEHOSC no grupo de trabalho proposto pela secretária Carmen Zanotto com o objetivo de revisar a PHC, buscando equalizar as demandas da saúde e o equilíbrio financeiro das unidades que prestam serviço ao Estado pelo SUS.

Pela FEHOSC, representarão a entidade, como titular, o Dr. Paulo Henrique de Assis Goes e, como suplente, Fábio Ivonei Lunkes. Pela AHESC, Alciomar Antônio Marin representa a instituição como titular e Marcelo Antônio Pasolini como suplente.

O grupo de trabalho terá a missão de, junto à SES, buscar soluções, propor sugestões e traçar estratégias para qualificar critérios da distribuição de aportes de forma a dar continuidade aos atendimentos e alcançar a viabilidade para que as unidades possam executar, com segurança financeira, o plano do Governo do Estado de ampliar o número de cirurgias eletivas.

Para a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, o chamamento das entidades para a mesa de discussão é um passo importante: “a participação deste GT é fundamental pois as nossas unidades no interior do Estado, que estão na ponta, estão preocupadas pois os aportes realizados pelo Estado para a promoção da saúde são importantes e necessários, justamente para atender as comunidades de forma regionalizada, levando o serviço para mais perto dos cidadãos. Além disso, a revisão é salutar pois vai considerar os aumentos sofridos ao longo dos últimos dois anos”, disse.

O presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior, reforça o olhar atento aos custos da operação: “houve aumento em todas as esferas, principalmente no que diz respeito a insumos – muitos deles alavancados pela falta no mercado e, consequentemente, uma demanda mais acirrada – quanto de RH pois, para qualificar e, principalmente, ampliar os serviços, é necessário mais colaboradores, muitos deles especializados”, completou.

As entidades aguardam, agora, conforme proposta da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a definição do início do grupo de trabalho.

Fonte: FEHOSC