Vice-presidente da República firma apoio para avanço de projeto que reajusta a tabela SUS

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou, nesta quinta-feira (27), do encerramento do 32º Congresso Fehosp, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, em Atibaia, considerado o maior evento de saúde filantrópica do país. Em seu discurso, ele firmou apoio para o avanço do Projeto de Lei 1435/22, que prevê a revisão periódica, em dezembro, da tabela para remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A tabela em questão não é reajustada há duas décadas, o que impacta na manutenção do atendimento prestado, principalmente pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos, que atendem a 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade do SUS, intensificando ainda mais a histórica dificuldade financeira enfrentada por essas entidades.

“Saúde é custo e o governo vai fazer esforços para melhorar o financiamento do SUS”, disse Alckmin. “A Santa Casa é do povo e temos o dever de ajudar e apoiar. Contem comigo no PL 1435”, completou, em discurso para uma plateia composta por 1.300 congressistas, entre os quais provedores e presidentes de instituições filantrópicas.

Vice-presidente da República firma apoio para avanço de projeto que reajusta a tabela SUS | Foto: Eder Mosna
Vice-presidente da República firma apoio para avanço de projeto que reajusta a tabela SUS | Foto: Eder Mosna

O projeto de lei é de autoria do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antonio Brito, também presente ao evento. “Está em regime de urgência (a votação da proposta) e contamos com todo o apoio para que essas entidades possam estar à linha de frente”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, enfatizou a urgência de soluções para a continuidade do trabalho das instituições filantrópicas. “Se nada for feito, muitas das Santas Casas que hoje estão aqui presentes, fecharão as suas portas e, com isso, serão menos atendimentos aos pacientes do SUS”.

Também presente ao evento, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth – que representou o governador Tarcísio de Freitas, enfatizou a parceria com os hospitais filantrópicos no projeto de regionalização da Saúde, do governo estadual. “As Santas Casas são grandes parceiras e terão papel fundamental na regionalização, nos ajudando no gerenciamento das filas do CROSS (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Temos muito trabalho em conjunto pela frente”, salientou.

Entre as autoridades, estiveram presentes, ainda, o secretário-executivo da Secretaria estadual de Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane e o desembargador e ex-presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ivan Sartori.

Fonte: Assessoria