FEMAMA pede agilidade na implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
FEMAMA pede agilidade na implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), junto do IGCC e o apoio de outras instituições que atuam na causa do câncer, produziram uma carta para ser enviada ao Ministério da Saúde pedindo a agilidade e eficiência na implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), a qual garante a detecção precoce e ampliação do acesso ao tratamento para pacientes oncológicos.

Para a causa tomar força, as organizações estão recolhendo assinaturas da população por meio deste formulário.

Até o momento, já foram conquistadas 3.500 assinaturas e, com o auxílio de toda a população, a meta é dobrar esse número até o  dia  25/02 quando encerram-se as contribuições.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que até 2025, o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos de câncer por ano.

Diante desse cenário, existe a urgência para a implementação da PNPCC que visa a prevenção de novos casos assim como o acesso ao cuidado integral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos diagnosticados com câncer.

“No Brasil, o direito à saúde é universal, mas o acesso ao tratamento do câncer não. Não basta aprovar leis, é necessário garantir que elas sejam aplicadas.  Essa carta é uma sinalização de que estamos acompanhando, monitorando e fiscalizando para que os benefícios garantidos por lei cheguem até o paciente”, comenta Maira Caleffi, mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Voluntária da Femama .

Serviço:

Link para o formulário: Clique aqui para acessar agora.

Data de encerramento: 25/02/2024