Tolife: A Gestão de Pronto Atendimento Físico e Digital

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Tolife: A Gestão de Pronto Atendimento Físico e Digital

A ToLife é uma empresa de tecnologia que nasceu do desenvolvimento de uma solução para otimização do processo de classificação de risco em instituições de saúde. 

A ideia que deu início à empresa é hoje apenas uma peça no quebra cabeça que foi montado com a ampliação do leque de produtos e serviços, tornando-a, ao longo de 14 anos, referência em gestão eficiente de Pronto Atendimento.

Suas soluções para atendimento físico e digital otimizam fluxos e processos de atendimento, reduzem filas e elevam a qualidade e a segurança assistencial, garantindo melhoria de processos baseada em tempo e valor. São facilmente configuráveis, permitem uma rápida implementação de fluxo rápido (fast track), linhas de cuidado e prescrições padronizadas. Oferecem indicadores estratégicos e operacionais que reduzem a imprevisibilidade, proporcionando previsão de demanda, capacidade de medição e padronização.

A empresa está presente em diversos estados brasileiros conectando qualidade e eficiência por meio da tecnologia. Já impactou mais de 100 milhões de vidas com o Célerus, único software especializado em Pronto Atendimento, e está ampliando o acesso à saúde através da plataforma de Pronto Atendimento Digital.

Recentemente, a empresa alcançou um marco significativo ao implementar sua solução em Ananindeua, no Pará, proporcionando melhorias substanciais no atendimento à saúde local, impactando positivamente a vida dos cidadãos.

A Intervenção da ToLife: Implementação do Célerus

Antes da adoção da solução da ToLife, as unidades de pronto atendimento de Ananindeua enfrentavam uma série de desafios. O fluxo de pacientes, especialmente na UPA 3 de Cidade Nova, resultava em longas filas de espera e processos desorganizados. A gestão era predominantemente manual, o que levava a perdas de tempo e informações, comprometendo a eficiência e a qualidade do atendimento.

A ToLife propôs a implementação do Célerus, seu software especializado em Pronto Atendimento, visando otimizar o fluxo de pacientes e melhorar a gestão das unidades de saúde em Ananindeua.

Resultados e Benefícios Obtidos

Antônio José Ribeiro, Diretor Geral da OSS (Organização Social da Saúde) ASR Tecnologia e responsável pela gestão tecnológica das unidades de pronto atendimento em Ananindeua, destaca os benefícios obtidos com a solução da ToLife. Segundo ele, houve uma significativa melhoria na rapidez do atendimento, com os pacientes sendo atendidos com mais agilidade. Além disso, a equipe de atendimento se adaptou bem ao sistema, percebendo vantagens como direcionamento mais claro para enfermagem e recepção, além de médicos que rapidamente se familiarizaram com a facilidade proporcionada pelo Célerus.

Os relatórios de Business Intelligence (BI) gerados pela solução da ToLife têm sido fundamentais na gestão das unidades, auxiliando na visualização e manutenção do fluxo de atendimento, além de contribuir para a programação das atividades.

Reconhecimento e Avaliação da Solução ToLife

A população atendida pelas unidades de saúde em Ananindeua também se beneficiou com a implementação do sistema, percebendo uma maior organização no atendimento.

Antônio José avalia a solução da ToLife com nota 10 tanto ao suporte de atendimento quanto ao pós-venda da empresa, evidenciando uma parceria sólida e satisfatória.

Conclusão

O Projeto Ananindeua é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar o atendimento e a gestão dos prontos atendimentos em comunidades locais. A parceria entre a ToLife e as unidades de pronto atendimento em Ananindeua demonstra não apenas os benefícios tangíveis da solução, mas também a importância de um suporte eficaz e uma relação colaborativa entre empresa e cliente. Com iniciativas como essa, a ToLife continua a redefinir os padrões de excelência em gestão de saúde no Brasil, impactando milhões de vidas. 

Benefícios ToLife

Revolução na Gestão do Pronto Atendimento 

Os benefícios das soluções prometem não apenas transformar a experiência do paciente, mas também a eficiência e a qualidade do serviço prestado. Alguns pontos-chave se destacam:

-Maior precisão na Classificação de Risco e Redução do tempo;
-Prontuário otimizado para pronto atendimento, com preenchimento 40% mais rápido;
-Reduz custos e otimiza recursos;
-Reduz filas no pronto atendimento;
-Melhora a experiência do paciente;
-Menor taxa de evasão;
-Melhora a gestão;
-Maior segurança jurídica;
-Reduz a necessidade de treinamento;
-Facilita o processo de acreditação;
-Mais conveniência e melhor experiência para o paciente;
-Evita idas desnecessárias ao pronto atendimento presencial.

Instituições onde a ToLife está presente:

-Secretária de Saúde do Município de São Paulo;

-Secretaria de Saúde do Município de Ananindeua;

-Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes;

-Sociedade Beneficente São Camilo;

-Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete;

-Irmandade de Misericórdia do Jahu;

-Casa de Caridade de Ouro Fino;

-Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim;

-Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida.

 

*Essa matéria foi publicada na 3ª edição da revista Gestão Primme Saúde. Clique aqui para ler outras reportagens dessa edição.