Morre Padre José Linhares, ex-deputado federal e defensor das Santas Casas de Misericórdia

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Morre Padre José Linhares, ex-deputado federal e defensor das Santas Casas de Misericórdia

Faleceu nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o ex-deputado federal Padre José Linhares Pontes. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer uma queda e não resistiu às complicações decorrentes de seu estado de saúde.

Nascido em Acopiara, no Ceará, Padre Zé Linhares foi uma figura marcante tanto na política quanto na Igreja Católica.

Ordenado sacerdote, dedicou sua vida à evangelização e à promoção da justiça social. Na política, destacou-se ao exercer quatro mandatos consecutivos como deputado federal pelo Ceará, entre 1995 e 2011.

Durante sua atuação no Congresso Nacional, Padre Zé Linhares foi um dos mais importantes defensores das Santas Casas de Misericórdia e outras instituições filantrópicas de saúde.

Sua luta foi fundamental para buscar soluções que garantissem o financiamento e a sustentabilidade dessas entidades, essenciais para o atendimento às populações mais vulneráveis.

Ele ficou conhecido por articular políticas públicas e assegurar recursos que ajudaram a manter o funcionamento de diversas unidades filantrópicas em todo o país.

Além de sua contribuição no setor da saúde, Padre Zé Linhares também deixou um legado na educação.

Ele foi fundador e reitor da Faculdade Católica de Fortaleza, reafirmando seu compromisso com a formação de jovens e o fortalecimento do ensino.

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), da qual ele foi presidente, prestou uma homenagem emocionada em suas redes sociais:

“A CMB e as suas Federações se despedem de Padre José Linhares, não apenas um de seus ex-presidentes, mas uma das maiores fontes de inspiração de todos que vivenciaram e vivenciam o setor filantrópico de saúde em nosso país!
Seu espírito aguerrido, a sua dedicação pelas causas da filantropia, o amor e a energia que sempre nos transmitiu, serão eternizados na memória e no coração de todos que com ele conviveram. Impossível contar a história das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, da CMB, sem render homenagens e muita gratidão a José Linhares!
Descanse em paz nosso grande líder, mestre, sacerdote e amigo José Linhares!”

Padre José Linhares também foi entrevistado para o livro comemorativo dos 60 anos da CMB, produzido pela Gestão Primme Saúde, uma plataforma do Grupo Mídia, em parceria com a Confederação.

A obra celebra a história das Santas Casas de Misericórdia e de líderes do setor filantrópico de saúde, registrando o legado e a visão inspiradora desse grande líder.

Em entrevista para o Gestão Primme Saúde, Pe. Zé Linhares lembrou seu tempo no Congresso Nacional, quando em 1988 que a CMB passou a ter mais voz no Congresso Nacional.

Pe. Zé Linhares foi, na época, eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará em 1990 e  fez o primeiro pronunciamento sobre as Santas Casas na Câmara dos Deputados.

“Naquela época, o Congresso não tinha conhecimento do trabalho que as Santas Casas desempenhavam. Em meu pronunciamento, mostrei números aos parlamentares. Curiosamente, muitos deles me procuraram depois dizendo que tinham nascido em Santa Casa, mas que não tinham ideia da importância dessas instituições no País. Eu defendia que os procedimentos hospitalares nos hospitais públicos eram pagos quase com o mesmo valor para os procedimentos particulares e nós, das Santas Casas e hospitais filantrópicos, recebíamos somente 60%. Nós queríamos paridade! Dediquei seis mandatos como deputado federal defendendo essa bandeira e me orgulho de ter sido primeiro deputado à frente desses trabalhos.”

Em entrevista para o livro, o ex-ministro da Saúde, José Serra, relembrou momentos com Pe. José Linhares durante o seu mandato:

“Tenho excelentes lembranças das reuniões que realizamos, muitas delas entrando pela madrugada, pois éramos muito amigos e geralmente o atendia no final do expediente. Padre Zé, como eu o chamava, sempre teve uma grande perspicácia e sagacidade para perceber os problemas e as necessidades do setor, transformando-as em reivindicações junto ao ministério. Na maioria das vezes, conseguimos atendê-las e gerar ações muito positivas para o setor. Creio que com as medidas adotadas, realmente mudamos a realidade dessas entidades, tão importantes para a saúde pública do brasileiro.”

Clique aqui e confira o livro 60 anos CMB