Novas iniciativas da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga elevam padrão de cuidado e gestão

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Novas iniciativas da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga elevam padrão de cuidado e gestão

Em janeiro de 2025, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga comemorou seus 41 anos de história com um marco significativo: a transformação contínua em uma unidade de saúde 4.0.

Este último ano foi pautado por conquistas que reafirmam o compromisso da instituição com a excelência no atendimento, a inovação tecnológica e o desenvolvimento humano, pilares que norteiam sua atuação.

Entre os avanços mais recentes, destaca-se o lançamento da Universidade Corporativa da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, um espaço dedicado ao aprendizado e ao crescimento de seus colaboradores.

A iniciativa não apenas fortalece a cultura institucional, alinhando competências e valores, como também capacita a equipe para oferecer um cuidado ainda mais qualificado aos pacientes.

Outras duas importantes iniciativas foram implementadas para modernizar a gestão e reforçar a transparência:

Contato Seguro

Canal de Denúncias: A nova plataforma fortalece o compromisso da entidade assistencial com a ética e a transparência.

O sistema permite que colaboradores e o público externo apresentem sugestões, dúvidas ou denúncias de forma acessível e segura, promovendo melhorias e garantindo a integridade das operações.

Segundo a gerente de Gente e Desenvolvimento, Sara Gomes, a ideia surgiu da necessidade de criar um ambiente mais transparente e ético dentro da instituição, aliado à valorização do terceiro setor.

“Com o crescimento da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, era essencial ter um mecanismo que permitisse aos colaboradores e ao público externo expressar preocupações, sugerir melhorias ou reportar irregularidades de forma segura e anônima. Desde sua implementação, o canal tem fortalecido a cultura de integridade, permitindo que a instituição identifique e resolva problemas rapidamente, além de promover um clima de confiança e responsabilidade entre todos os envolvidos”, pontuou.

StarGrid

Plataforma inovadora utiliza inteligência artificial para otimizar a criação de escalas de trabalho, considerando tanto as regras trabalhistas quanto às preferências e necessidades dos colaboradores.

A ferramenta não apenas aumenta a eficiência na gestão de equipes, mas também contribui para a satisfação dos profissionais, que são essenciais para o funcionamento da instituição. Com benefícios evidentes, a tecnologia pensada para promover o pertencimento dos colaboradores à Casa de Saúde, mostra que o capital humano é o maior bem da entidade.

“Queremos dar voz a eles, começando pela facilidade que o StarGrid oferece na interação direta entre colaborador e gestor. Por exemplo, os colaboradores podem sugerir suas folgas e preferências de escala, o que fortalece o diálogo e a sensação de que suas necessidades são valorizadas. Essa é uma forma de reconhecer que, sem nossa equipe, não seríamos capazes de entregar o cuidado de excelência que nos propomos a oferecer”, destaca a gerente de Gente e Desenvolvimento.

Fortalecimento da cultura institucional

A curto prazo, a Universidade Corporativa visa fortalecer a cultura institucional e alinhar as competências dos colaboradores com os valores da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga.

De acordo com Sara, a capacitação contínua permite que a equipe esteja sempre atualizada com as melhores práticas e tecnologias em saúde.

“A longo prazo, o objetivo é criar um ambiente de aprendizado permanente, onde os colaboradores possam crescer profissionalmente e contribuir para a excelência no atendimento. Isso se reflete diretamente na qualidade dos cuidados prestados aos acolhidos, que se beneficiam de um serviço mais humanizado e eficiente”.

A ferramenta também trará indicadores valiosos por meio de avaliações de competências, feedback contínuo e análise de perfil.

Com base nesses dados, a Casa de Saúde poderá identificar as necessidades de treinamento de cada indivíduo, entendendo que cada um tem seu tempo e sua forma de aprendizado.

“Por meio de testes de perfil, passamos a compreender melhor as particularidades de cada colaborador, permitindo que os cursos de capacitação sejam indicados de forma personalizada, de acordo com as avaliações e as competências que precisam ser desenvolvidas”, acrescentou a gestora.

Investimento em tecnologia

Os próximos passos da instituição incluem a consolidação das iniciativas já implementadas e a busca por novas tecnologias que possam aprimorar ainda mais a gestão e o atendimento.

“Planejamos expandir o uso de inteligência artificial e análise de dados para melhorar a tomada de decisões clínicas e administrativas”, adiantou Sara.

Além disso, segundo a gerente, o foco no desenvolvimento humano continuará, com programas de liderança, capacitação técnica e bem-estar dos colaboradores.

“A integração desses elementos é fundamental para que a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga se consolide como uma referência em saúde 4.0, oferecendo um cuidado de excelência e inovador”, enfatizou.

A previsão também é de busca por mais ferramentas que se integrem umas com as outras, proporcionando maior agilidade na extração de dados e indicadores, além de melhor controle operacional.

Também haverá investimento expressivo no desenvolvimento de pessoas, trazendo consultores externos para compartilhar conhecimento e ampliar nossos horizontes e a contratação de um novo talento para liderar a implantação de sistemas de gestão hospitalar, em um movimento que promete transformar ainda mais o dia a dia da instituição.

“Queremos nos lançar no mercado e mostrar, dentro das grandes redes, o poder e a potência do terceiro setor na saúde. Nosso objetivo é estar presente nos grandes hubs de saúde, ao lado dos maiores hospitais, alavancando cases de sucesso e nos tornando referência não apenas para instituições do terceiro setor, mas também para grandes hospitais, mostrando que é possível alcançar excelência tecnológica e humana, independentemente do porte da instituição”, concluiu a gerente.