Grupo Chavantes faz história ao ter primeira Santa Casa com acreditação internacional ACSA no Brasil

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Grupo Chavantes faz história ao ter primeira Santa Casa com acreditação internacional ACSA no Brasil

 A Santa Casa de Chavantes, administrada pelo Grupo Chavantes, acaba de se tornar a primeira Santa Casa do Brasil a receber a acreditação internacional da ACSA (Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía), uma conquista para a história da instituição e para o setor filantrópico no país.

Nesta sexta-feira (7/3), o hospital recebeu a certificação após uma criteriosa análise realizada pelo Grupo IBES.

Os avaliadores examinaram detalhadamente os processos hospitalares, com foco na garantia da segurança do paciente e na excelência dos serviços de saúde.

A certificação vale para todos os processos utilizados pelo Grupo Chavantes, inclusive em outras unidades de saúde além da Santa Casa de Chavantes.

A ACSA é um dos modelos de acreditação internacional mais respeitados da Europa e, para uma instituição ser certificada, é necessário atender a padrões rigorosos de qualidade e segurança, distribuídos em três níveis progressivos: Avançado, Ótimo e Excelente.

Essa certificação atesta que a Santa Casa de Chavantes está alinhada aos mais altos padrões internacionais, assegurando a melhoria contínua de seus processos assistenciais.

Desde a conquista da Certificação de Qualidade ONA Nível 1, em dezembro de 2023, e sua recertificação em setembro de 2024, a Santa Casa de Chavantes vem se destacando no cenário hospitalar brasileiro.

Com a nova certificação internacional da ACSA, a instituição avança ainda mais no atendimento de excelência aos pacientes.

“A certificação ACSA é uma conquista que marca a trajetória centenária da Santa Casa de Chavantes. Este reconhecimento internacional nos coloca em um patamar de referência no Brasil, e é um reflexo do trabalho árduo de toda a nossa equipe. Além disso, é um exemplo para todo o setor filantrópico no país”, afirma Anis Ghattás Mitri Filho, presidente do Grupo Chavantes, que administra a Santa Casa de Chavantes.

O presidente do Grupo também ressalta a importância da acreditação no atual cenário da saúde no Brasil.

“Em tempos de subfinanciamento da saúde e diante de endemias como a dengue e outras arboviroses, onde os hospitais ficam sobrecarregados, é cada vez mais importante buscar mecanismos para melhorar a qualidade do atendimento hospitalar. Nos últimos anos, temos observado altos fluxos de atendimento, o que torna esse esforço ainda mais urgente e necessário.”

A ACSA é reconhecida mundialmente e tem o apoio da ISQua (International Society for Quality in Health Care), sendo uma das poucas organizações europeias com tripla acreditação.

O processo de acreditação é dividido em três fases — Autoavaliação, Visita de Avaliação e Acompanhamento — nas quais a instituição deve demonstrar, de forma clara e documentada, o cumprimento dos padrões estabelecidos.

Durante essas etapas, são avaliadas desde a gestão hospitalar até a eficiência nos cuidados com o paciente, envolvendo todas as áreas da instituição.

A parceria com o IBES, uma instituição nacionalmente reconhecida na avaliação da qualidade e segurança em hospitais, foi essencial para a conquista da certificação.

O uso de tecnologias avançadas, como a plataforma digital exclusiva da ACSA, também foi um diferencial, permitindo mais agilidade e interação durante todo o processo de acreditação, com custos reduzidos em comparação aos métodos tradicionais.

“Essa vitória é de todos os nossos profissionais. Sem o empenho, dedicação e comprometimento de cada colaborador, nada disso seria possível. Agradeço imensamente a cada um que faz parte da Santa Casa de Chavantes, pois essa certificação também é o reconhecimento do trabalho de todos eles”, finaliza o presidente.

Na avaliação da diretoria do Grupo Chavantes, a expectativa é que essa conquista sirva de exemplo para outras instituições filantrópicas no Brasil, incentivando a busca pela melhoria contínua nos serviços de saúde e a adoção de práticas internacionais que garantam a segurança e o bem-estar dos pacientes.