CMB e Siemens Healthineers firmam acordo para melhoria na jornada do paciente

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
CMB e Siemens Healthineers firmam acordo para melhoria na jornada do paciente

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e a Siemens Healthineers, firmaram durante o 31º Congresso CMB, uma importante parceria com o objetivo de promover a jornada inteligente e uma melhor experiência ao paciente.

A jornada do paciente no sistema de saúde, seja ele público ou privado, apresenta problemas que vão além da sua própria condição.

Muitas idas e vindas aos hospitais, filas de espera e demora para realizar diagnósticos e tratamentos são alguns dos principais desafios.

Desse modo, o acordo firmado visa incentivar a promoção de esforços mútuos entre a empresa e os hospitais associados à CMB.

Jornada do Paciente

A fim de idealizar jornadas mais inteligentes para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), oncológicos ou que tenham doenças cardiovasculares.

Da mesma forma, neste processo estão inclusos o mapeamento e identificação de pontos de melhoria nestas linhas de cuidado.

Desse modo, desde a entrada do paciente na instituição, até o monitoramento e acompanhamento do tratamento, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Durante a concepção, serão discutidas plataformas digitais que permitem a interoperabilidade de dados clínicos e o uso de algoritmos de inteligência artificial.

Assim, visando mais eficiência, escalabilidade, melhores desfechos clínicos e transparência dos indicadores de saúde.

Por meio de uma visão centrada no paciente aliada à digitalização da sua jornada, essa análise propõe formas mais eficientes de linhas de cuidado, como:

  • resolução de possíveis gargalos na cadeia
  • melhorias no fluxo clínico
  • redução do tempo de atendimento ao paciente
  • ferramentas de apoio às decisões clínicas
  • aumento da produtividade
  • maior agilidade e eficiência em toda a jornada do paciente.

Primeiramente, a implementação das mudanças possibilitará a integração de dados para que a equipe clínica tenha uma visão mais holística do paciente.

“Vislumbramos que muitos destes avanços serão realizados por meio da nossa estratégia de acesso à saúde, soluções e ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial, e automação de processos. Hoje, temos uma grande oportunidade para automatizar processos repetitivos, reduzir erros ou redundâncias, monitorar toda a infraestrutura hospitalar e até mesmo atuar de maneira preditiva”, explica Adriana Costa, Diretora Geral da Siemens Healthineers no Brasil.

Novos protocolos, novas cidades

Com a criação de novos protocolos para garantir cuidados com mais eficiência, espera-se que o programa seja ampliado para outros municípios.

Assim, para o presidente da CMB, Mirocles Véras, a colaboração entre os hospitais filantrópicos e a iniciativa privada é essencial para promover mais acesso à saúde.

“As Santas Casas e hospitais filantrópicos atendem 62% da demanda de alta complexidade do SUS e essa parceria com a Siemens Healthineers fortalece o trabalho dessas instituições, resultando em um atendimento mais qualificado e reforçando nossa missão de cuidar, de maneira primorosa e com dignidade, de todos os cidadãos”, afirma.

Em suma, no memorando assinado, ambas as instituições reforçam o comprometimento com a elaboração de uma agenda de ações ao longo dos próximos cinco anos.

Por fim, a primeira delas, considerada o projeto piloto na área de AVC, já está em andamento.

Junto às equipes da secretaria de Saúde de Votuporanga, Santa Casa de Votuporanga e Hospital de Base de São José do Rio Preto, na região do noroeste paulista, a Siemens Healthineers começou o mapeamento da jornada inteligente do paciente que sofre um AVC.