Santa Casa de Pindamonhangaba inaugura Centro de Endoscopia e Colonoscopia

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts

Após receber um investimento municipal de R$ 10 milhões, a Santa Casa de Pindamonhangaba inaugurou, na última quarta-feira (22), o Centro de Endoscopia e Colonoscopia. A implantação do setor deverá garantir que os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) tenham acesso mais rápido a exames e consultas.

Conduzida pelo provedor da Santa Casa, Décio Prates da Fonseca, a cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Isael Domingues (PL), do seu vice, Ricardo Piorino (PL), da secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, e dos vereadores Felipe Guimarães (PODE) e Carlos Moura, o Magrão (PL).

Em nota oficial, a Prefeitura explicou que a implantação do setor foi viabilizada após contratar antecipadamente a Santa Casa, por R$ 10 milhões, para a realização de 1,7 mil consultas e exames mensais pelos próximos anos. A iniciativa municipal tem como principal objetivo reduzir a fila de espera por exames de endoscopia e colonoscopia.

Exames

O primeiro procedimento consiste na introdução pela boca do paciente de um pequeno tubo com uma câmera, responsável por captar imagens em alta resolução da mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado. Já o segundo, resulta na introdução da câmera pelo reto do paciente, tornando possível a análise do intestino grosso e a parte final do intestino delgado. A expectativa da secretaria de Saúde é que mensalmente a nova ala do hospital realize cem colonoscopias e duzentas endoscopias.

Contando com modernos equipamentos, a Santa Casa de Pinda oferece à população também exames de mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, histeroscopia (procedimento ginecológico), auditivo Bera e nasofibrolaringoscopia l (procedimento de otorrinolaringologia).

Consultas na Santa Casa

Além da implantação do Centro de Endoscopia e Colonoscopia, o Executivo anunciou ainda que será ampliada na Santa Casa os serviços de consultas médicas ambulatoriais nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, neurologia e nefrologia.

“É um avanço significativo para a saúde pública, principalmente para a população acima dos sessenta anos que necessitava dessa retaguarda para fazer o exame, reduzindo assim o tempo de espera. Queremos pedir aos munícipes que não faltem ou que comuniquem com antecedência a unidade a impossibilidade do comparecimento. Temos uma média de 30% de absenteísmo nos nossos serviços e isso é muito ruim”, destacou a secretária de Saúde.

O prefeito ressaltou a importância do funcionamento do novo setor do hospital e a ampliação do oferecimento de consultas em quatro especialidades médicas. “Vamos diminuir o tempo de espera. Quero agradecer ao provedor da Santa Casa, Décio Prates, e todo o seu corpo técnico administrativo por essa parceria e toda nossa secretaria de Saúde, que se esforçou muito para fazer acontecer essa melhoria”.

Fonte: Jornal Atos