Dimensão do setor de saúde filantrópica é foco do 2º dia do Congresso Fehosp

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts

A dimensão do setor de saúde filantrópica foi a temática que marcou o segundo dia de programação do 32º Congresso Fehosp, que acontece até 27 de abril, em Atibaia.

A questão é evidenciada por meio de práticas sustentáveis que reverberem pelos mais variados setores da economia, haja vista que os serviços ofertados e prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às operadoras de saúde são de altíssima relevância.

“O fortalecimento das Entidades de saúde como rede – A conexão privados e filantrópicos – Utopia ou sobrevivência”, foi a primeira palestra do dia, ministrada por Roberto Gordilho, CEO da GesSaúde, e Irmã Neusa Lucio Luiz, diretora do Hospital de Xanxerê – SC e presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina (Fehosc).

“A competitividade saudável do mercado de saúde” foi o tema trazido por Adriano Londres, sócio fundador da Arquitetos da Saúde, e Dra. Ir. Liliane Alves Pereira, presidente da SEFAS e do Hosp. Casa de Saúde de Santa Maria (RS).

Ao longo do dia, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer como outras instituições têm se posicionado e buscado alternativas, inclusive em novos negócios.

Ao longo do dia, o 32º Congresso Fehosp ofereceu aos participantes Salas de Atendimento, onde os congressistas puderam esclarecer dúvidas e buscar orientações em diversas questões relacionadas ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), COTRE (Coordenação de Transferência de Recursos) – antiga DICON/SP; CEBAS; Prestação de Contas/SES: Mais Santas Casas e Subvenção; Equipe Técnica Fehosp.

Outro destaque foi a Rodada de Negócios entre o setor produtivo da saúde e as Santas Casas e hospitais beneficentes participantes Congresso, promovida pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos).

Fóruns

A intensa programação de fóruns discutiu importantes assuntos. O Fórum de Cadeia de suprimentos teve coordenação de Sérgio Stopato Arruda, superintendente da Santa Casa de Marília.

No início do dia, Antonio Oliveira, gerente corporativo de Faturamento – Ciclo da Receita, na Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Reinaldo Rodrigues, gerente de suprimentos no Hcor, estiveram à frente da temática “Importância da cadeia de suprimentos no ciclo de receita”.

“Boas Práticas de Gestão das OPME: como a tecnologia otimiza o processo de forma segura, personalizada e inteligente” foi o tema da palestra ministrada por Joselito Cardoso, Diretor Comercial e Novos Negócios da Inpart Saúde; Rafael Landim, Gerente de Inteligência de Mercado; Danilo Magri, Presidente do Grupo LOGMED; Jefferson Verçosa, Gerente de Suprimentos do HRVP (Hosp. Reg. do Vale do Paraíba); e Márcio do Espírito Santo Diretor Administrativo do HRVP (Hosp. Reg. do Vale do Paraíba).

A atividade foi dividida em três temáticas centrais: Modelos de negócios para a cadeia de suprimentos aplicados às filantrópicas; Inovações tecnológicas aplicadas ao controle e distribuição de suprimentos que apresentam boa relação custo x benefícios; e Boas práticas na gestão de suprimentos para evitar fraudes e desperdícios.

O Fórum de Governança Clínica contou com quatro debates no início da manhã, coordenados por Luís Fernando Colla, diretor médico na Fundação Padre Albino de Catanduva. A atividade oportunizou aos participantes a conexão com novas tendências, discussão sobre as melhores práticas e cases já implantados que se referem a área.

Antonio Antonietto, presidente da Comissão de Práticas Médica do ICESP e CMO do AC Camargo Cancer Center, palestrou sobre “O Papel do Chief of Medical Officer (CMO) para Governança”.

“Experiência do Paciente: tem ou não impacto nos resultados das instituições de saúde?”, foi o tema debatido por Kelly Cristina Rodrigues, CEO e Fundadora da Patient Centricity Consulting.

Já Kalil Rahhal, Key Account Manager – VMI, pontuou os desafios do sistema de saúde no Brasil, e Marcos Aurélio Seixas dos Reis, diretor de Consultoria e Cursos na GESTI Soluções em Saúde, debateu sobre “Gestão por processos e auditoria como ferramenta de apoio à governança clínica”.
No Fórum Jurídico, o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva trouxe o debate “Pílulas jurídicas relacionadas à gestão hospitalar”.

“Formas de contratação de médicos para Hospitais e Operadoras” foi tema ministrado por Rodrigo Rossini, CEO do Grupo Humanitar Saúde. Além disso, Cláudio Bini, da Santa Casa de Piracicaba, contribuiu com as explanações do Fórum.

O debate sobre “Pílulas jurídicas atinentes à atuação do corpo clínico” foi realizado por Teresa Gutierrez, advogada e sócia do Machado Nunes Advogados, em conjunto com Rafael Pavan, sócio da instituição.

A atividade tem o objetivo de promover ampla troca de experiência com advogados, administradores, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde em funções de liderança, e compartilhar boas práticas jurídicas.

No Fórum de Hotelaria e Hospitalidade, a atividade buscou demostrar as inovações na área hoteleira e os impactos por ela causado. Para isso, iniciou as apresentações com o debate sobre “Os desafios da hotelaria em um hospital público: como melhorar a experiência do paciente. Estudo de implantação de um sistema de produção de energia solar em um hospital público”, palestrado por Camilla Mayrbaurl, gerente administrativa do Hospital Geral do Grajaú IRSSL, e Fernando Ramos, superintendente administrativo do Hosp. Reg. de Jundiaí.

“Terceirização com rastreabilidade por RFID” foi debatido por Carol Valaci, gerente comercial – Saúde e Hore da ELIS. Já o case “Projeto modelo de reestruturação do serviço de hotelaria do Hcor”, contou com a participação de Monise Tedesco, gerente de Hospitalidade do Hcor, e Letícia Bessani, coordenadora de Higiene no Hcor.

Networking

A 32ª mostra de materiais, equipamentos e serviços hospitalares, realizada em paralelo ao Congresso, tem o intuito de promover networking entre os participantes, palestrantes e líderes de hospitais.

Nessa edição, reúne cerca de 40 fornecedores, que expõem seus produtos, apresentam novos serviços, tecnologias e inovações.

Participação

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Véras, chegou a São Paulo para participar do 32º Congresso Fehosp e ressaltou a importância do evento para o setor filantrópico de saúde.

É o maior evento de saúde filantrópica do país. Estamos juntos para trabalhar por mais conquistas para as Santas Casas e hospitais filantrópicos do nosso Brasil.

Fonte: Assessoria