Enfermagem do Hospital da PUC-Campinas recebe selo de certificação

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Enfermagem do Hospital da PUC-Campinas recebe selo de certificação

A Equipe de Enfermagem do Hospital PUC-Campinas conquistou o selo de Certificação por Distinção dos Serviços de Enfermagem pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) no último dia 12.

No Brasil são 33 hospitais certificados e em Campinas é o primeiro Hospital que obtém o selo.

A equipe de Enfermagem representa o maior número de profissionais nas organizações de saúde e está 24 horas na prestação da assistência aos pacientes.

No Hospital PUC-Campinas são 210 enfermeiros, 770 técnicos, 35 auxiliares, 40 residentes e 20 estagiários de enfermagem.

Segundo a diretora de Enfermagem, Ana Luiza Ferreira Meres “a busca pela Certificação é voluntária.

As organizações decidem pelo processo quando entendem a importância do serviço de enfermagem na estratégia organizacional”.

“Para os profissionais, a certificação é o reconhecimento de que são tecnicamente qualificados, compromissados com a qualidade dos serviços de saúde”, destaca Ana Luiza.

O objetivo da Certificação é sustentar o alinhamento das ações dos profissionais da enfermagem às práticas de qualidade e segurança do paciente, definidas pelo Hospital.

Melhorar as condições de trabalho, bem como garantir aos profissionais o adequado entendimento perante sua profissão, para evitar riscos e danos desnecessários aos pacientes.

De acordo com a diretora de enfermagem, o processo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o qual o Hospital PUC-Campinas é nível 3, trouxe visibilidade ao Serviço de Enfermagem, a partir do qual foi sugerido pelo IQG a busca do selo de Certificação por Distinção do Serviço de Enfermagem. A Certificação reconhece organizações de saúde pela qualidade no atendimento ao paciente, excelência em enfermagem e inovações na prática profissional de enfermagem.

“O selo mostra a busca constante pela qualidade do Serviço prestado aos nossos pacientes”, afirma.

A avaliação para Certificação é realizada utilizando o Manual de boas práticas de gestão dos serviços de enfermagem.

Esta análise agrupou os principais Padrões de Excelência: liderança transformacional; empoderamento estrutural; prática profissional; novos conhecimentos, inovações e melhorias; e resultados.

Para alcançar a Certificação, o serviço passa por um processo rigoroso e demorado que exige ampla participação de toda a instituição.

É preciso demonstrar evidências qualitativas e quantitativas sobre o atendimento ao paciente e os resultados.

Após este rigoroso processo de revisão no local, os avaliadores reconhecem ou não a Certificação, a qual tem validade por 2 anos. Tendo neste intervalo, avaliações de manutenção.

No final deste período a instituição é reavaliada e recertificada.

A Certificação alinha os líderes de enfermagem aos objetivos estratégicos da organização para atingir os mais altos níveis de qualidade e segurança na prestação de serviços, bem como, fornece um roteiro para a excelência do serviço da enfermagem, que beneficia toda a organização.