Fundação Santa Casa fortalece processo de informatização para agilizar atendimento

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Com um prontuário eletrônico já consolidado no hospital, portal de exames para entrega de resultados online, aplicativos mobile de apoio, digitalização do arquivo físico com assinatura digital, entre outras soluções, a Fundação Santa Casa do Pará inova também ao implantar o primeiro centro de comando em um hospital público na região Norte.

Gilberto Ramos Rodrigues da Gerência de Tecnologia (Gtin) diz que a implementação da informatização no hospital será concluída em breve e reforça a parceria da Santa Casa com o Sistema de gestão hospitalar MV (Ferramenta que gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas em uma única plataforma tecnológica).

“Mesmo durante a pandemia a atual gestão conseguiu fazer um investimento que há anos vínhamos tentando. Como o hospital teve que se expandir para atender a demanda de Covid-19, foi necessário fazer toda uma estruturação e hoje estamos com 95% do hospital informatizado”, diz Gilberto Ramos Rodrigues da Gerência de Tecnologia, da Santa Casa.

Para a técnica de enfermagem, Joana Fernandes, que trabalha no ambulatório de cirurgia da Santa Casa o Sistema Mv melhorou bastante, agora ficou mais fácil o médico ver o prontuário do paciente, via sistema. Antes era muito difícil a gente ir atrás do prontuário, demorava muito e isso aumentava o tempo de espera do paciente”.

Carmem Peixoto, da gerência de Urgência e Emergência Obstétrica, diz que o prontuário eletrônico à mão agiliza a checagem desse paciente. “A gente tem o controle de todo o prontuário enquanto a paciente está internada no hospital e essa visualização de interação é importante, pois nos permite verificar a situação de uma paciente que subiu aqui da Urgência e nos permite visualizar esse acompanhamento imediato, de forma online”, destaca a enfermeira.

A evolução tecnológica na Santa Casa também é destacada por Daniel Miranda, administrador hospitalar que responde pela Coordenação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Fundação Santa Casa.

“Em nossa área, quando o paciente chega a gente faz o início do prontuário. É dentro do MV de atendimento. Ali temos todo o controle do paciente dentro do hospital. Mesmo que ele entre pela urgência é feito todo o cadastro para que a gente consiga identificar esse paciente. Todo paciente que dá entrada no hospital é ‘empulserado’, onde tem o nome dele, número do prontuário, nome da mãe, data do nascimento para não termos problema de duplicidade de sua identificação.”

“Além disso, a gente tem outros controles, a troca de leito dentro do hospital é feito pelo NIR. As solicitações são feitas pela enfermagem, mas toda e qualquer movimentação desse paciente, dentro do hospital, é feita pelo sistema também do atendimento. Eles fazem a solicitação dentro da unidade e nós fazemos o aceite aqui da movimentação desse paciente, tanto trocar de leito na própria unidade como ele mudar de enfermaria, bloco cirúrgico ou urgência. Todas essas movimentações são reservadas e autorizadas pelo (NIR). Dentro do processo do MV”, informa Daniel Miranda.

Tecnologia de referência

Uma outra ferramenta que está solidificada na Santa Casa é o aplicativo Mobile, está relacionado à higienização, e na prática acontece assim: pelo MV a enfermeira dá alta hospitalar dentro do sistema, que é diferente da alta médica (que ocorre após o médico emitir a alta).

Segundo Daniel Miranda, quando o paciente vai sair, após as recomendações da enfermagem, a enfermeira dá a alta hospitalar e nesse momento aparece no painel do MV a letra L, que significa que o leito está em limpeza e automaticamente essa informação está no aplicativo mobile, com o pessoal da higienização.

“E visualizando esse comando da higienização, a camareira organiza esse leito e ela mesma libera no aplicativo o leito que está livre para utilização. No momento em que o mobile, de maneira on-line, entra no MV e aí chega em um painel de controle, onde visualizo os leitos que estão vagos. Enquanto eles estão em limpeza esse leito não aparece no visor, após a liberação no sistema, o leito já estará disponível aos nossos pacientes e tudo isso de forma online”, destaca Daniel.

Gilberto Rodrigues da Gerência de Tecnologia (Gtin), destaca que esse processo de modernização chega dando conta de suas responsabilidades legais e socioambientais, a Instituição também inicia a implantação de solução de renome mundial, no que diz respeito às adequações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), assim como diversas iniciativas concomitantes, que objetivam tornar a Fundação Santa Casa como o primeiro hospital público paperless (menos papel) da região norte, com certificação internacional.

Gilberto Rodrigues informa que após alguns anos de consolidação do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), e com um grande amadurecimento do conceito BPM (Business Process Management – gestão de processos de negócios), dentro da Instituição, agora inicia-se uma fase de inovação tecnológica e revitalização dos processos. A solução Command Center MV, chega para aperfeiçoar o monitoramento dos indicadores estratégicos, assim como potencializar a gestão do negócio.

“A nossa TI tem o privilégio de fazer parte deste momento ímpar, uma vez que a Fundação Santa Casa torna-se a primeira Instituição pública de saúde da região Norte a implantar um Centro de Comando, permitindo processos mais eficientes e prestação de serviços com mais qualidade aos nossos usuários”, destaca Gilberto.

Fonte: Ascom