Hospitais ampliam faturamento com soluções digitais

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Hospitais ampliam faturamento com soluções digitais

Uso de chatbots contribuem para diminuir a taxa de não comparecimento em consultas e exames marcados previamente

O não comparecimento dos pacientes às consultas e exames agendados é um desafio persistente para os hospitais privados no Brasil, resultando em perdas significativas de receita. 

De acordo com dados da Botdesigner, empresa especializada em desenvolvimento de chatbots omnichannel para o setor de saúde, a taxa média de não comparecimento atualmente está em 20% ao mês. 

Isso significa uma queda de 20% na receita para os mais de 4.500 hospitais privados brasileiros, conforme relatado pelo Cenário dos Hospitais no Brasil (2021-2022), elaborado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Confederação Nacional da Saúde (CNS).

A Botdesigner analisou a situação de hospitais de médio porte que possuem 70 médicos na equipe clínica e taxa média de consulta de R$ 80.

A conclusão foi que essas instituições realizam cerca de 20 mil agendamentos por mês com 22% de desistência de última hora. O resultado é um prejuízo mensal de 352.000,00 de reais e anualmente de R$ 4.224.000. 

Transformação digital

Frederico de Souza, CEO da Botdesigner, destaca que a ampla adoção de tecnologias, incluindo a inteligência artificial (IA), para reduzir o não comparecimento dos pacientes poderia resultar em um crescimento significativo nos ganhos do setor, abordando assim esse problema crônico enfrentado por hospitais, clínicas e laboratórios.

A pesquisa da empresa revelou que a implementação de um sistema de confirmação automatizada, seja por WhatsApp ou chamada telefônica, pode reduzir pela metade a taxa mensal de não comparecimento dos pacientes, proporcionando uma economia significativa no balanço anual. 

No mesmo perfil de hospital analisado, após a adoção da confirmação automatizada, a taxa de não comparecimento caiu para 11%, o que representa 2.200 faltas. Isso dá uma perda de faturamento mensal de R$ 176.000 e anual de R$ 2.112.000.

Frederico observa que diversos fatores, como idade avançada dos pacientes, dificuldades de organização e imprevistos, contribuem para o não comparecimento às consultas médicas. 

No entanto, com a solução de confirmação integrada aos sistemas de planejamento empresarial (ERP), os hospitais podem implementar estratégias eficazes para lidar com ausências, evitando assim prejuízos causados pela ociosidade de profissionais e equipamentos. 

Ele ainda destaca que essa abordagem elimina a necessidade de contatos individuais com cada paciente, otimizando o processo de agendamento e permitindo que a equipe se concentre em outras tarefas.

“Através desse sistema, é possível realizar lembretes aos pacientes antes das consultas e exames, personalizando a interação de acordo com as necessidades de cada cliente. Isso complementa o trabalho dos atendentes reais e permite uma gestão mais eficiente dos agendamentos”, explica.

Experiência prática

Desde 2021, o Vilar Hospital de Olhos, localizado em Teresina (PI), tem utilizado as soluções da Botdesigner para gerenciar a demanda em suas cinco unidades, e recentemente implementou o sistema de confirmação. 

Ranna Nunes, coordenadora do centro de relacionamento da instituição, relata que a parceria com o chatbot aperfeiçoou a eficiência do atendimento e aumentou a satisfação dos clientes. 

“Hoje nós temos mais de 10 mil avaliações de atendimento, com nota média 4,7 (em 5)”, afirma.