Hospital Estadual de Francisco Morato conquista nível 2 do selo ONA

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Estadual de Francisco Morato conquista nível 2 do selo ONA

O Hospital Estadual “Professor Carlos da Silva Lacaz”, de Francisco Morato, alcançou um importante marco ao receber a certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A conquista obtida pela unidade hospitalar, referência para a população local, reforça o seu compromisso em fornecer cuidados de saúde de excelência, visando uma assistência segura e humanizada ao paciente.

Gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o hospital dedicou-se à implementação de estratégias para atender aos rigorosos critérios e requisitos estabelecidos para a obtenção da certificação, que atesta a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.

Processo até a conquista

Segundo o diretor da unidade, Eduardo Luna, o processo até a conquista do selo foi desafiador, mas essencial para elevar a qualidade do atendimento.

“A sensibilização da equipe foi o ponto de partida nessa jornada, buscando a participação ativa de todos na implementação das ações necessárias”, afirmou.

Primeiramente, por meio da formalização de processos e planos de ações, aliados à aplicação de ferramentas de qualidade, os resultados obtidos foram notáveis.

“Nosso foco é proporcionar uma experiência positiva ao paciente em nosso atendimento, sempre priorizando a excelência do serviço prestado”, complementou.

Desse modo, a gerente de qualidade do CEJAM, Fernanda Fuscaldi, enfatizou a importância da certificação para a instituição.

“Ao fazer parte de um seleto grupo de apenas 5-7% dos serviços de saúde no país que possuem esse selo de qualidade, o Hospital Estadual de Francisco Morato reforça seu compromisso com um modelo de gestão e cultura baseado em boas práticas assistenciais.”

Para Fuscaldi, as melhorias não se limitam às questões internas.

“Externamente, a cultura de segurança é percebida e reconhecida pelos pacientes, que desempenham um papel ativo como protagonistas do cuidado seguro. Eles têm a oportunidade de participar, observando as campanhas de segurança e capacitações dos colaboradores, o que cria uma parceria transparente e colaborativa entre os profissionais de saúde e os pacientes.”

Cerimônia celebra a conquista da certificação

Dessa forma, o hospital promoveu uma cerimônia especial para comemorar a conquista.

O evento, realizado no auditório da unidade, reuniu mais de 50 pessoas, entre colaboradores, gestores e autoridades, para prestigiar esse momento histórico na trajetória da instituição.

Na ocasião, o Dr. Eduardo Luna exaltou a dedicação da equipe.

“A conquista da certificação ONA é motivo de orgulho para todos nós, pois representa o reconhecimento contínuo dos esforços para proporcionar assistência de excelência e segura aos pacientes. Estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossos serviços, garantindo o melhor cuidado possível”.

Por fim, o gerente executivo do CEJAM, João Romano, aproveitou a oportunidade para destacar a trajetória de 32 anos da instituição.

“Nossa missão é transformar a vida das pessoas, e para alcançar esse propósito, sabemos que é essencial aprimorar nossos processos. Assim, podemos oferecer uma saúde pública de qualidade para quem mais precisa. E é exatamente isso que estamos celebrando hoje.”