Hospital Evangélico de BH conquista 1º lugar em prova nacional de Oftalmologia

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Evangélico de BH conquista 1º lugar em prova nacional de Oftalmologia

Avaliação aconteceu em janeiro e o resultado foi divulgado na última semana de março

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) alcançou a maior nota do Brasil na Prova Nacional para Obtenção de Título de Especialista em Oftalmologia, realizada em janeiro deste ano pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

Depois de três anos entre as cinco maiores pontuações do país, com mais de 100 serviços, a instituição filantrópica é uma respeitosa fornecedora de serviços de Oftalmologia do SUS no Estado de Minas Gerais.

A Residência Médica em Oftalmologia é um dos programas do gênero oferecidos pelo HE, com duração de três anos. 

Anualmente, são duas vagas abertas no processo seletivo, que tem inscrição aberta tradicionalmente no segundo semestre, com média superior a 100 candidatos por vaga. 

Segundo o médico oftalmologista, responsável técnico, diretor da unidade Oftalmologia do HE em Belo Horizonte e preceptor da Residência Médica em Oftalmologia da instituição, João Neves de Medeiros, dois ex-residentes fizeram a última edição da prova como credenciados pela instituição, em janeiro de 2024.

“Este é um resultado que foi possível graças ao empenho de muitas pessoas e ao estudo dos nossos novos colegas. Como diferencial que oferecemos está o serviço organizado para que toda a assistência seja realizada por médicos contratados, e o programa de ensino está centrado no melhor aproveitamento dos médicos. Além do quadro de preceptores com notório saber na especialidade e aptidão acadêmica, buscamos o melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis para o aprendizado dos especialistas”, explica.

Muitos dos professores e médicos da unidade participam de curso de pesquisa clínica oferecido pela Universidade de Harvard, em parceria com o HE. 

Esse programa é ministrado por meio de metodologias ativas, para uma formação de método e de conteúdo. Os preceptores também têm sido auxiliados por consultorias na formação. 

A unidade também usa recursos de telemedicina para oferta de preceptores residentes em outras cidades.

Estudo e trabalho

O médico oftalmologista Yuri Bosi Torezani, 29, já iniciou uma nova etapa na carreira, com a subespecialidade em Córnea, mas pretende continuar atendendo na unidade de Oftalmologia do HE na área de refração.  

Ele avalia que, um dos pontos positivos da Residência do HE é a proximidade com os preceptores a cada estágio do programa. 

“A estrutura da clínica é ótima e nós temos a oportunidade de, durante os três anos de Residência, aprimorar os conhecimentos necessários para oferecer um atendimento qualificado para os pacientes”, afirma.

Segundo o médico oftalmologista Gabriel Penido de Oliveira, 32, o período da Residência Médica na unidade de Oftalmologia do HE foi muito rico para a formação profissional. 

“Na prova de especialidade, além da avaliação teórica, também tivemos uma consulta que foi realizada sob avaliação. Nos atendimentos que fazemos durante a Residência, podemos consolidar os aprendizados da sala de aula. As discussões de casos também são muito importantes para o processo de aprendizado”, frisa.

Ele já iniciou uma subespecialidade em Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica.

HE

Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Em 2023, realizou mais de 1,3 milhões de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, e é referência em atendimentos de Nefrologia e Oftalmologia para o SUS no Estado. Atualmente, a rede tem mais de 2,1 mil colaboradores.

*Foto: Divulgação/HE