Hospital Geral do Grajaú se tornará paperless até o final de 2024

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Hospital Geral do Grajaú se tornará paperless até o final de 2024

Até o final de 2024, o Hospital Geral do Grajaú (SP) gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês pretende se tornar paperless, ou seja, totalmente digital e não utilizando papel nos processos.

Ao atingir a meta, o hospital será o primeiro de gestão pública a se tornar totalmente paperless. Com isso, o instituto também deseja conquistar a certificação HIMSS.

A instituição irá disponibilizar um aplicativo exclusivo para celular para que os pacientes acompanhem o plano de tratamento, agendamentos de consultas e resultados de exames.

O uso das tecnologias digitais ao invés de documentos em papel permitirá aos profissionais de saúde do hospital o acesso rápido aos dados do paciente, os quais estarão integrados em um único ambiente, o que reduz o risco de perda de informações e agiliza os processos de tomada de decisão.

O gerente de TI do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Eduardo Alves da Silva, avalia que a ação será muito benéfica para a eficiência operacional da instituição. Segundo o gerente, o aplicativo e o portal para os pacientes lhes dará acesso a todo o histórico de atendimento na instituição, incluindo exames, nome dos médicos e até mesmo a lista de remédios e tratamentos prescritos.

Além disso, de acordo com análise do instituto, o paperless gera uma economia de espaço e redução de custos relacionados ao papel em torno de R$ 30 mil por mês.

Continuando a transformação digital, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês estabeleceu como meta que até 2025, irá digitalizar os prontuários e serviços de mais três unidades sob sua gestão, são eles, o Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí.

Certificação HIMSS

Os esforços do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês são direcionados para a obtenção da certificação HIMSS, selo de excelência em gestão e tecnologia concedido após um rigoroso processo de auditoria com duração de seis meses. Nesse período, serão avaliados indicadores que comprovem uma digitalização bem-sucedida, com foco em hospitalização.

Entre os fatores a serem analisados, estão o uso das informações para guiar o cuidado do paciente e dar suporte à tomada de decisão baseada em dados.

Para apoiar este processo de digitalização de suas unidades, o instituto conta com o apoio da TechInPulse, empresa do Grupo MV, especializada na jornada de transformação digital na área da saúde e que atualmente é responsável pelos sistemas de gestão utilizados no Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Registro, AME Interlagos, AME Jundiaí e AMAS.