Hospital Moinhos de Vento inova em cirurgia mamária e microcirurgia

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Moinhos de Vento inova em cirurgia mamária e microcirurgia

Hospital Moinhos de Vento implementa tecnologia inovadora nas áreas de cirurgia mamária e microcirurgia reconstrutiva.

A tecnologia chamada Spy-Phi aumenta a segurança cirúrgica, identificando zonas de viabilidade vascular em tempo real, permitindo a tomada de decisão intraoperatória e evitando complicações isquêmicas no pós-operatório.

Desse modo, segundo o cirurgião plástico do Hospital Moinhos de Vento, Rafael Netto, a tecnologia permitirá ao especialista visualizar externamente os vasos sanguíneos durante um procedimento.

“Com a injeção de um corante e a detecção pelo Spy-Phi, será possível avaliar se a circulação do paciente está boa em determinada área. Esse avanço é muito importante tanto na remoção de parte do corpo como na correção de defeitos, deixando o procedimento mais seguro e permitindo a reconstrução dos vasos linfáticos, o que diminui o risco de linfedemas”, esclarece Netto.

Benefícios para pacientes

Dessa forma, o Spy-Phi pode beneficiar diversas especialidades, como cirurgia plástica reconstrutiva, cirurgia oncológica e neurocirurgia.

“Funciona como um mecanismo de proteção dos pacientes, proporcionando a melhora no resultado da intervenção”, assim afirma o especialista.

Além disso, o sistema permite a identificação de vasos linfáticos, viabilizando o diagnóstico anatômico e a realização de anastomoses linfovenosas (técnica cirúrgica que tem como principal objetivo melhorar a função linfática do membro) para tratamento de pacientes com linfedema (inchaço de uma parte do corpo) pós-esvaziamento axilar.

“Essa é uma doença crônica sem cura definitiva. E, com a cirurgia das reparações dos vasos e transplante de linfonodos, temos um grande avanço. Normalmente, são pacientes jovens e com limitações muito importantes”, acrescenta.

Por fim, segundo o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes, cada vez mais a instituição vem trabalhando para aprimorar e implementar novas tecnologias que promovam a excelência dos serviços prestados e o bem-estar dos pacientes.

“Somos incansáveis na busca de soluções inovadoras que propiciem o diagnóstico precoce e o tratamento de ponta, sempre alinhados à nossa missão de cuidar das pessoas”, observa Moraes.