Hospital Sírio-Libanês é líder em ESG pelo Ranking Merco 2023

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Sírio-Libanês é líder em ESG pelo Ranking Merco 2023

O Hospital Sírio-Libanês foi reconhecido como uma das instituições de saúde do Brasil com melhor desempenho no Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil.

A avaliação considera critérios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.

Soma-se ao Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil outros importantes reconhecimento do Sírio-Libanês em iniciativas relacionadas à ESG, como:

  • Categoria ouro pela entidade Health Care Without Harm, líder no movimento global por iniciativas socioambientais responsáveis na área de saúde.
  • Categoria ouro pela entidade Health Care Climate Champions Award 2022 na categoria “Eficiência Energética – Ouro”, por integrar o primeiro grupo de instituições de saúde da global Race to Zero.

Desse modo, além de ser o primeiro carbono neutro no Brasil, destacando o protagonismo do Sírio-Libanês nessa área no País.

O Sírio-Libanês busca contribuir para a redução das desigualdades em saúde e promover o acesso universal aos serviços de saúde.

Para que todas as pessoas tenham acesso a cuidados médicos de qualidade, independentemente de sua origem socioeconômica, localização ou qualquer outro fator.

Como exemplo, podemos citar nossa atuação desde 2009 no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, o PROADI-SUS, do Ministério da Saúde.

Participando de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada na saúde pública nacional.

“Os projetos do Sírio-Libanês junto ao PROADI-SUS ajudaram a reduzir as filas de espera nas urgências e emergências de unidades públicas de saúde, qualificaram profissionais de saúde para atuarem no SUS”, diz Fernando Ganem, diretor geral do Hospital Sírio-Libanês.

Ganem ressalta “É importante fomentar pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira, além de projetos relacionados à gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de equipamentos públicos de saúde”.

Somado ao trabalho realizado pela instituição para a saúde pública do Brasil e o olhar atento ao seu público interno, com ações voltadas à saúde mental de nossos colaboradores, e aos moradores das cidades onde atuamos, com ambulatórios de filantropia que atendem pacientes da Capital Paulista.

Programas de formação profissional por meio do projeto social Abrace seu Bairro que, em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas e com áreas demandantes internas como Hotelaria e Nutrição.

Em suma, essa iniciativa capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para atuarem como copeiros hospitalares e auxiliares de hotelaria na instituição, dentre outras iniciativas.

Dessa forma, a governança é um pilar fundamental para o Hospital Sírio-Libanês, que reavaliou o conceito de sustentabilidade e a adotou como uma das prioridades em seu planejamento estratégico.

A instituição criou o Núcleo ESG, um grupo multidisciplinar e transversal, para assessorar o Comitê Executivo no desenvolvimento e implementação da Estratégia de ESG.

Primeiramente, por meio desse núcleo, são promovidos encontros mensais com representantes de cada pilar (ambiental, social e governança) com objetivo de alinhar as melhores práticas e prioridades para projetos da instituição.

Por fim, pelos seus esforços em gestão alinhados aos princípios filantrópicos da instituição centenária, o Hospital Sírio-Libanês recebeu o Selo Pró-Ética pela Controladoria Geral da União, pela adoção, voluntaria, de medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude, bem como respeito à livre concorrência.

“Estamos fazendo nossa parte em fomentar um futuro melhor para todos, focando em melhorar o planeta para as próximas gerações, sem perder o olhar do que podemos fazer localmente, contribuindo para gerar oportunidades para os brasileiros terem uma vida mais plena e digna”, diz Paulo Nigro, CEO do Sírio-Libanês.