IEP Dona Cica realiza I Workshop de Controle e Prevenção de Infecções Relacionadas à Saúde

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
IEP Dona Cica realiza I Workshop de Controle e Prevenção de Infecções Relacionadas à Saúde

Com o objetivo de trazer conteúdo totalmente atualizado, com foco nas boas práticas assistências e nos quatro principais bundles de prevenção de infecção, no dia 19 de junho, o Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica, realizou o I Workshop de Controle e Prevenção de Infecções Relacionadas à Saúde.

Com duração de 4 horas, o evento contou com a participação de 28 profissionais multidisciplinares da área da saúde, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam em áreas específicas de diversos setores, como Bloco Operatório, CCIH (Controle de Infeção Hospitalar), Educação Continuada, entre outras de diversas Instituições públicas e privadas de São Paulo e região.

O Workshop apresentou conteúdo teórico, realizado pela Analista de Educação Continuada do Grupo São Cristóvão Saúde e idealizadora do evento, Fernanda Alves da Silva, que reforçou a importância dos diversos profissionais juntos que compartilharam e discutiram sobre a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, uma vez que o foco central do evento foi de oferecer assistência ainda mais segura ao paciente.

IEP Dona Cica r
O Workshop apresentou as quatro estações práticas, sendo:

Estação 1: Prevenção da Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV)

A estação prática foi montada em ambiente controlado de simulação realística e conduzida pela Analista de Educação Continuada, Fisioterapeuta Jaqueline Aparecida Almeida Spadari, que discorreu sobre os métodos eficazes e seguros para a prevenção da PAV, unindo a metodologia da gamificação com a simulação, de forma lúdica e educativa.
Estações 2: Prevenção da Infecção do Trato Urinário (ITU)

Também montada em ambiente de simulação realística, essa estação cotou com a Analista de Educação Continuada, Vânia da Conceição Augusto Souza, que executou – na prática e de forma detalhada – a técnica de Sondagem Vesical de Demora, abordando todos os passos para a prevenção da ITU.
Estação 3: Prevenção da Infecção de Sítio Cirúrgico

Montada com foco no raciocínio clínico e utilizando a metodologia da gamificação, trouxe na prática o conteúdo apresentado, através do Analista de Educação Continuada, Everson José Rodrigues Gomes.
Estação 4: Prevenção da Infecção Primária de Corrente Sanguínea

O intuito dessa estação foi executar e demonstrar, na prática, os cuidados com a passagem, manutenção, administração de medicação e troca da película dos cateteres, a fim de prevenir Infecções Primárias de Corrente Sanguínea, sendo conduzida pela Analista de Educação Continuada, Fernanda Alves da Silva, que após montagem de cenário, realizou o procedimento nos manequins.

“Trouxemos esse tema de grande relevância, pois, além de causar prejuízos inestimáveis aos pacientes, muitas vezes levando-os a óbito, também impacta diretamente as instituições de saúde, gerando perdas financeiras e elevando as taxas de ocupação hospitalar”, finalizou a Coordenadora de Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari.