IHB e São Cristóvão Saúde realizam o curso “Seis Habilitações em Tratamento de Feridas”

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
IHB e São Cristóvão Saúde realizam o curso “Seis Habilitações em Tratamento de Feridas”

Através da parceria firmada com o Instituto Hammes Brasil (IHB), no mês de junho, o Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica, do Grupo São Cristóvão Saúde, promoveu o treinamento intitulado “Seis Habilitações em Tratamento de Feridas”.

Na oportunidade, o curso apresentou o que existe de mais atual na área de cuidados com a pele, incluindo módulos focados em ozonioterapia, laserterapia avançada e habilitação em suturas para enfermeiros.

Mais de 30 alunos participaram do treinamento, incluindo profissionais do São Cristóvão Saúde da área assistencial, como Educação Continuada e Estomaterapia.

Com carga horária de 120 horas, o curso foi conduzido pelo professor Juliano André Appel (Parceria IHB), através de atividades práticas em ambiente de simulação, divididas em 6 módulos, sendo:
1) Tecnologia em coberturas: Abordando as tecnologias mais atuais de cuidados com a pele e cicatrização.
2) Desbridamento de Feridas: Atividades práticas desenvolvidas e simuladas em patas de suínos, com foco no treinamento assistencial.
3) Laserterapia avançada: Realizada em estações em todos os materiais e equipamentos de proteção individual necessários.
4) Curativo a vácuo: Atividade prática na terapia a vácuo trazendo o que existe de melhor no tratamento, com foco nas indicações, contraindicações, objetivos e resultados.
5) Ozonioterapia: Técnica inovadora e de grande relevância, tendo como foco a melhora na oxigenação dos tecidos e fortalecimento do sistema imunológico, por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo.
6) Suturas: Habilitação em suturas para enfermeiros, conforme RESOLUÇÃO COFEN Nº 731 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023 Art. 1º Autorizar ao Enfermeiro a realização de sutura simples, em pequenas lesões em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas e a aplicação de anestésico local injetável, recomendando que seja estabelecido rotina ou protocolo aprovado na instituição de saúde.

“Fazer parte de um evento tão grandioso e de tamanha importância como este para o time de enfermeiros especialistas nos faz refletir sobre a importância de estudarmos e nos dedicarmos diariamente às novas terapias, sempre em busca do cuidado seguro e de excelência”, afirma a Coordenadora de Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari.