Santa Casa de Pontal recebe familiares de primeiro provedor

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Santa Casa de Pontal recebe familiares de primeiro provedor

A Santa Casa de Pontal recebeu a ilustre visita de familiares de Francisco Frascino, idealizador e primeiro provedor do hospital.

Helena Frascino De Mingo, filha de Francisco, esteve presente à entidade junto com outros familiares.

E presenteou a Santa Casa com a escultura do busto do pai.

O vice-prefeito e presidente da Comissão Interventora, João Henrique Dias Pedro, recepcionou todos com um café da tarde e, logo em seguida, acompanhou os familiares para que pudessem conhecer as benfeitorias recém-concluídas no hospital, como as reformas de quartos, consultórios, Unidade de Urgência e Emergência, sala de medicação e do Ambulatório “Zé D’Amélia”.

Da mesma forma, João mostrou a obra mais recente: a reforma da recepção central e contou sobre a atual condição do hospital, que encontra-se sob intervenção.

“Foi uma atitude de coragem do prefeito, assumir a gestão da Santa Casa em um momento em que a entidade tinha R$ 16 milhões em dívidas e estava para fechar “, diz Pedro.

Temos um respaldo irrestrito da Prefeitura para implementar as melhorias e modernizações de que o hospital precisa. Estamos realizando um trabalho muito sério, fazendo jus ao legado do Sr. Francisco, de acolher os enfermos com humanização e uma equipe técnica capacitada”, destacou.

Do mesmo modo, segundo Helena Francisco, foi emocionante reviver momentos de sua infância e adolescência dentro do hospital pelo qual seu saudoso pai tanto batalhou.

“Estou muito feliz e bem impressionada com a recepção que tivemos e com tudo o que eu pude ver aqui. Após 84 anos, a Santa Casa segue atendendo a população, agora com mais recursos. Fiquei muito emocionada também ao observar o quadro do meu pai e da minha saudosa irmã na parede do hospital, eternizando suas memórias. Espero poder retornar em breve”, comentou Helena.

O começo da Santa Casa de Pontal

Na década de 1930, Francisco residia com sua família na Fazenda Barbacena, onde, hoje, está localizado o distrito Vila Walter Becker, no município de Pontal.

À época, uma de suas filhas, Rachelle Frascino, adoeceu de meningite; porém, sem assistência hospitalar na cidade, acabou vindo a óbito muito jovem.

Mesmo com toda tristeza, Francisco transformou a dor da perda da filha em amor e doação. Foi então que mobilizou a sociedade pontalense para construção de um hospital no município.

Por fim, as famílias Reis e Schmidt merecem destaque neste contexto, pois doaram o terreno onde hoje está construída a Santa Casa.

A construção foi feita pela união de outras famílias pontalenses da época e, quando começou a funcionar, em 30 de junho de 1939, era coordenada por freiras vindas de outras cidades, que prestavam assistência.