São Cristóvão Saúde fez parte da ABCIS durante o evento HIMSS 2024

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
São Cristóvão Saúde fez parte da ABCIS durante o evento HIMSS 2024

Com foco em inovação e colaboração para o avanço da saúde por meio da tecnologia, a HIMSS 2024 – Building the Future of Health IT (Construindo o futuro da TI em Saúde), reuniu em Orlando cerca de 350 mil profissionais do mundo todo, para explorar as últimas tendências do setor e, por meio do networking, impulsionar a tecnologia atrelada ao setor da saúde.

Dentre as Instituições de renome e formadoras do comitê ABCIS (Associação Brasileira de CIOS da Saúde), junto ao São Cristóvão Saúde, estavam Sírio Libanês, AC Camargo, HCOR, Moinhos de Vento, Hospital Real Português, dentre outras.

De acordo com a diretora de Tecnologia e Inovação do São Cristóvão Saúde, Patrícia Hatae, “o evento focou o futuro da TI em saúde para que atenda às necessidades em constante evolução dos pacientes, beneficiários e prestadores de cuidado da cadeia da saúde”.

Dentre as principais tendências, a especialista ressalta o uso de IA em aprimoramento de diagnóstico de doenças, automação de tarefas administrativas, personalização de tratamento de pacientes, com a criação de planos de tratamento com foco em otimização de recursos e melhora no resultado.

Com relação a Interoperabilidade e Segurança de Dados, os especialistas destacaram a necessidade de:

Facilitar o compartilhamento de dados entre diferentes sistemas de saúde. “Isso permitirá que os profissionais envolvidos tenham uma visão completa do histórico médico de um paciente, o que pode levar a um melhor atendimento”, explica Hatae;

Proteger os dados dos pacientes contra hackers: A segurança cibernética é uma grande preocupação no setor de saúde, sendo necessário investir em medidas de segurança robustas para proteger os dados dos pacientes;

Aumentar a conscientização sobre as ameaças cibernéticas: É importante que todos os profissionais de saúde estejam cientes das ameaças cibernéticas e de como se proteger contra elas.

Além disso, outro tópico foi a importância da TeleSaúde e Saúde Virtual, que continuam a crescer em popularidade. Com isso, é possível acompanhar diversas novas tecnologias e inovações, que incluem:

Aumento do uso de videochamadas para consultas médicas: “As videochamadas são uma maneira conveniente e acessível para os pacientes se consultarem com seus médicos, e seu uso está aumentando rapidamente”, comenta Patrícia;

Desenvolvimento de novos aplicativos de saúde: O mercado atualmente possui diversos aplicativos de saúde disponíveis para ajudar os pacientes a gerenciar sua saúde, desde monitorar seus passos até agendar consultas;

Expansão da telemonitoração: A telemonitoração permite que os profissionais de saúde monitorem a saúde dos pacientes remotamente, o que pode levar a um melhor atendimento e reduzir custos.

“É muito bom acompanhar a evolução do setor em nosso país. Os hospitais brasileiros têm buscado participar dessa elite digital mundial e a participação em eventos como o HIMSS é de grande importância, pois além do acesso à conteúdos direcionados para comunidades da área de saúde, somos diariamente atualizados sobre as principais notícias e novidades do setor, além de concretizar negócios vantajosos e explorar várias novas empresas”, finaliza a diretora de TI do São Cristóvão Saúde.