São Cristóvão Saúde participa de Conferência de Segurança Cibernética nos Estados Unidos

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
São Cristóvão Saúde participa de Conferência de Segurança Cibernética nos Estados Unidos

No mês de setembro, aconteceu mais uma edição da Conferência de Segurança Cibernética: Nexus 2024, realizada na cidade de Boston, Estados Unidos, considerado um dos principais eventos globais de cibersegurança na área da saúde.

Na ocasião, a Nexus reuniu centenas de líderes mundiais do segmento health, incluindo a presença do Grupo São Cristóvão Saúde, representado pela diretora de tecnologia e inovação, Patrícia Hatae, e demais instituições renomadas, como Albert Einstein, Sírio Libanês, HCor e Fleury.

Durante a Conferência, os participantes debateram os desafios cada vez maiores da cibersegurança no setor da saúde, buscando soluções inovadoras para proteger os sistemas e dados sensíveis de pacientes.

Diante da crescente dependência de tecnologias da informação nos hospitais; o evento destacou a importância da colaboração entre instituições para enfrentar as ameaças emergentes.

De acordo com Hatae, os hackers criptografam os dados de um sistema e exigem o pagamento de um resgate para sua liberação, o que tem sido uma das maiores preocupações dos hospitais.

Para tanto, as instituições de saúde estão intensificando seus esforços para se proteger contra esse tipo de ataque, implantando medidas relevantes.

A Nexus deste ano também abordou outros assuntos, incluindo: segurança cibernética com a Inteligência Artificial; Machine Learning no ciclo da cadeia de suprimentos; dispositivos médicos e as novas regulamentações de segurança cibernética, que estão impulsionando as instituições de saúde a adotarem medidas mais rigorosas.

“A Conferência Nexus 2024 evidenciou a urgência de fortalecer a segurança cibernética no setor da saúde. Os ataques neste setor podem gerar perdas financeiras significativas, interromper serviços essenciais e, o mais grave, comprometer a segurança de pacientes, colocando vidas em risco. A conferência demonstrou que a proteção de dados sensíveis e a resiliência de sistemas são cruciais para garantir a continuidade dos cuidados e construir um futuro mais seguro para a saúde”, comenta a diretora de tecnologia e inovação do São Cristóvão Saúde.

Hatae também menciona que o Brasil tem investido em tecnologias e processos para proteger seus sistemas e dados contra ameaças cada vez mais sofisticadas.

No entanto, a batalha contra os cibercriminosos é constante e a colaboração entre instituições de saúde, fornecedores de tecnologia e regulamentações são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes/beneficiários e a continuidade dos serviços.

“Participar de eventos sobre segurança cibernética é essencial para nos mantermos na vanguarda das melhores práticas e proteger os dados de todos os nossos pacientes. Parabenizo a Patrícia Hatae por representar nossa instituição em um encontro de tamanha relevância. Sua participação reforça nosso compromisso com a inovação e a segurança”, finaliza o presidente/CEO do São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, engº Valdir Pereira Ventura.