Uso de inteligência artificial reforça atendimento de excelência do Hospital São Vicente

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Uso de inteligência artificial reforça atendimento de excelência do Hospital São Vicente

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), referência em alta e média complexidade em Jundiaí e região, atingiu seu nível de excelência a partir de parcerias estratégicas somadas à qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Desde a implementação em 2021, a parceria com a healthtech Munai resultou em maior agilidade para tomadas de decisão rápidas e assertivas, contribuindo para um tratamento e acompanhamento ainda mais eficaz.

A inteligência artificial Munai identifica, de forma antecipada, a probabilidade de deterioração clínica dos pacientes internados no Hospital São Vicente e nas unidades de Pronto Atendimento que fazem parte da Rede Integrada HSV, a partir de um extenso banco de dados. Integrada ao prontuário eletrônico da Instituição, a plataforma monitora continuamente os pacientes, analisando e combinando múltiplos dados clínicos em tempo real.

O objetivo é detectar padrões que indicam risco de deterioração antes que os sinais clínicos se agravem.

Hospital São Vicente de Paulo
Inteligência Artificial Munai realiza o monitoramento contínuo dos pacientes

“Ao integrar a inteligência artificial ao nosso sistema de prontuário eletrônico, estamos antecipando riscos e promovendo intervenções rápidas e eficazes. Esse e outros avanços, cuidadosamente pensados em cada parceria estratégica, reafirmam nosso compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes da Rede Integrada HSV”, aponta o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes.

A partir de dados como a variação entre os sinais vitais, idade, sexo, setor de internação, tempo de permanência e CID, a Munai emite um alerta caso haja algum tipo de risco para o paciente.

Essa gestão inteligente e eficiente é fundamental para as equipes na tomada de decisão clínica, permitindo uma resposta proativa na assistência ao paciente.

Em 2024, a Munai emitiu 11.683 alertas. Divididos entre alertas amarelos, laranjas e vermelhos, de acordo com o risco apresentado a partir do cruzamento de dados, os avisos ficam acessíveis em painéis de controle, o que facilita a visualização e atuação da equipe de plantão.

O sistema é atualizado automaticamente e, desde a implantação, tem sido essencial para garantir a agilidade e qualidade do atendimento que é marca registrada da Rede Integrada HSV.

Matheus explica o impacto positivo da presença da Munai na Instituição. “Essa tecnologia tem potencializado a eficiência da equipe, contribuindo para um atendimento mais preciso e ágil.

O uso da IA, alinhado ao preparo e capacitação das equipes médicas e de enfermagem, é o que torna o HSV referência nacional”, afirma o superintendente.