Vanderli de Barros, do Hospital Vida & Saúde: “Para uma gestão de alta performance visamos o investimento em pessoas”

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Vanderli de Barros, do Hospital Vida & Saúde: “Para uma gestão de alta performance visamos o investimento em pessoas”

A história de 89 anos do Hospital Vida & Saúde sempre esteve ligada ao voluntariado e ao apoio da comunidade.

Atualmente, o Hospital é responsável pelo atendimento de 92% dos serviços de Média e Alta Complexidade, sendo uma das maiores referências em saúde da região.

O grande crescimento da Instituição, que hoje tem 80% de seus atendimentos voltados ao SUS, teve como marco o ano de 2006, quando um grupo de empresários locais passou a administrar a Instituição a partir da formação de um Conselho de Administração, com participação voluntária no Hospital. 

Desde então, a gestão do HVS iniciou um grande trabalho de organização e padronização, estabelecendo protocolos e apostando na melhoria contínua dos processos.

“Após um intenso trabalho de reorganização financeira, passamos por uma importante revitalização de infraestrutura e ampliação de serviços, sem esquecer da importância da valorização profissional”, explica Vanderli de Barros, diretora-geral do Hospital Vida & Saúde e presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do RS. 

Hoje, o HVS responde por três unidades de atendimento: em Santa Rosa com a sede matriz e a Unidade Dom Bosco, e em Giruá com a Unidade São José, sendo referência em assistência hospitalar na macrorregião missioneira do Rio Grande do Sul. 

São 282 leitos de internação, 40 leitos de UTI e importantes serviços como Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Banco de Leite Humano e Reabilitação Física e Visual. No total, são mais de 1.300 funcionários distribuídos entre as três unidades, e cerca de 300 médicos. 

Vanderli explica que o foco do Hospital Vida & Saúde é a humanização, a qualidade e segurança do paciente.

“Por meio do escritório da Qualidade, criado em 2010, o Hospital iniciou um processo de organização de protocolos e iniciativas. Em 2013, o HVS trabalhou na elaboração e na implementação do Planejamento Estratégico, estabelecendo prioridades, com metas de crescimento, expansão de serviços e o estabelecimento de indicadores de qualidade e de produção. Em 2016, o HVS instituiu o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que monitora incidentes/eventos adversos e projeta encaminhamentos, além de atuar de forma preventiva, planejando ações para garantir a segurança do paciente”, explica Vanderli.

O fruto desse intenso trabalho rendeu, em 2021, o nível máximo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA): a Acreditação Nível 3 – Acreditado com Excelência. 

Além da preocupação com a técnica e os protocolos, o Vida & Saúde tem trabalhado a experiência do paciente.

Nesse sentido, o HVS iniciou, neste ano, a busca pela Certificação Internacional Planetree.

Voltada ao cuidado centrado na pessoa, a Certificação é promovida em parceria com o Hospital Albert Einstein e apresenta importantes ações a serem implementadas na assistência hospitalar e que estão sendo desenvolvidas pelo Hospital. 

Além disso, a Instituição mantém outras importantes certificações em seus serviços, como no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Vida & Saúde que, pelo quinto ano consecutivo, foi reconhecido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), avaliado com desempenho Excelente. 

Outro importante serviço avaliado e certificado periodicamente é o da Nutrição, com o Certificado no Programa Alimento Seguro (PAS) do Senai, que atesta a qualidade da refeição servida no Hospital.

Somado a isso, a gestão desempenhada na Instituição também foi premiada por duas vezes, com o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão, nos anos de 2017 e 2022, laureando o trabalho desenvolvido pela governança do Hospital. 

Investimentos no Hospital Vida & Saúde

Desde 2018, o Vida & Saúde passou a contar com uma nova unidade: uma estrutura de 11 mil m², dividida em nove pavimentos e uma estrutura de heliponto. 

O prédio possibilitou a ampliação de serviços como o Laboratório de Análises Clínicas e o Centro de Diagnóstico por Imagens. 

Em 2020, em meio a pandemia, a Instituição adquiriu em leilão a estrutura do Hospital Dom Bosco, dando início ao trabalho na Unidade Dom Bosco do Vida & Saúde. 

No ano seguinte, foi inaugurado um importante espaço de treinamento para os funcionários: o Núcleo de Educação Corporativa e o serviço de Cintilografia.

E em 2022, o novo Centro Cirúrgico do Hospital Vida & Saúde também passou a funcionar na Nova Unidade, com oito amplas salas cirúrgicas e 21 leitos de recuperação. 

O local abrigou o atendimento de pacientes COVID-19 de toda a região, recebendo também pacientes de 190 municípios gaúchos. 

Mais recentemente, em março deste ano, o Hospital Vida & Saúde adquiriu a estrutura do Hospital São José, de Giruá, cidade localizada a 20 km de Santa Rosa. Também em 2024, o Hospital inaugurou amplas e modernas estruturas de UTI Adulto e leitos de internação.

E ainda para esse ano está prevista a inauguração do serviço de Alta Complexidade em Cardiologia, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca. 

Outro importante investimento destina-se à área da educação.

Com um projeto de Residência Multiprofissional aprovado pelo Ministério da Educação, o Hospital busca recursos para um grande projeto de construção do Centro de Desenvolvimento de Pessoas.

“Essa estrutura será voltada para a recepção e acomodação de residentes, bem-estar de profissionais e espaços de desenvolvimento. Além disso, atuamos no apoio a instituições de ensino da região que estão pleiteando junto ao Governo Federal a implementação do Curso de Medicina em Santa Rosa”, pontua Vanderli.

Hospital Vida & Saúde e Tecnologia

Um dos maiores projetos do Hospital Vida & Saúde foi consolidado recentemente em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMMSAR). É o “Saúde Digital Integrada”, projeto que interliga os sistemas do HVS e das 18 UBS do município. 

“A ideia vai facilitar e agilizar o atendimento aos pacientes do SUS. Após um longo trabalho de integração entre os sistemas e alinhamento, passamos a compartilhar dados, possibilitando o acesso ao histórico de atendimento do paciente, tanto nas unidades de saúde, quanto no atendimento hospitalar. Ou seja, quando o paciente procurar atendimento hospitalar ou na UPA, os profissionais poderão acessar os exames laboratoriais e os atendimentos já realizados na Unidade Básica”, explica Vanderli.

O desafio da sustentabilidade

A gestora vê a sustentabilidade financeira com um grande desafio de todo o setor.

“Enfrentamos um aumento cada vez maior de todos os custos, o que dificulta ainda mais em manter o equilíbrio nas receitas, visto que não há um aumento na remuneração na prestação de serviços tanto via SUS como convênios.”

Diante dessa baixa remuneração, o Hospital Vida & Saúde busca equilibrar as finanças com o aumento de atendimentos de pacientes particulares e de convênios.

“Também buscamos projetos consistentes, que possibilitem a ampliação de serviços que possam atender as necessidades da comunidade e ampliar as receitas do Hospital. Outro importante apoio, é o encaminhamento de emendas parlamentares que viabilizam a manutenção de serviços”, pontua. 

Aliado a essas ações, o Hospital conta com importantes parcerias com entes públicos nas esferas da União, Estado e Município.

Soma-se a isso, o apoio de empresas através de projetos como o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que através de doações, viabiliza a aquisição de equipamentos que possibilitam mais tecnologia e resolutividade no diagnóstico do câncer e oferecem novas possibilidades a pacientes de toda a região.

Além dessas possibilidades, o Hospital Vida & Saúde conta com o importante apoio da comunidade, que a partir do Programa Voluntariado apoia iniciativas da instituição, com ações que vão desde a doação financeira até a realização de ações voltada a humanização e acolhimento de pacientes do Hospital. 

Vanderli explica ainda que sua gestão tem foco no resultado, levando em conta que o serviço de saúde tem como princípio a qualidade do atendimento e a segurança do paciente.

“Lembramos sempre que a saúde trabalha com aquilo que é mais sagrado, que é a vida das pessoas, então o nosso cuidado com a recuperação da saúde e com a preservação da vida, precisa estar centralizado no pensamento de todos os profissionais. Para uma gestão de alta performance visamos o investimento em pessoas, com um olhar diferenciado, com humanização e acolhimento sendo nossos valores fundamentais.”

 

Essa matéria foi publicada na 4ª edição da revista Gestão Primme Saúde.

Clique aqui e confira a edição na íntegra.