Penúltimo dia do Congresso Fehosp é dedicado ao papel das instituições filantrópicas

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts

O penúltimo dia do 32º Congresso Fehosp foi voltado ao debate do papel das instituições filantrópicas como protagonistas da área da saúde.

A palestra de abertura foi ministrada pelo ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que fez um panorama do cenário da saúde. “Não existe modelo de remuneração ou estratégia administrativa efetiva quando faltam recursos financeiros”, pontuou.

Após a explanação, foi iniciado debate – mediado pelo gerente de Sucesso do Cliente na Bionexo, Anselmo Antunes de Carvalho -, com a coordenadora da linha de saúde do mestrado profissional em gestão para competitividade – MPGC NA FGV-EAESP, Dra. Ana Maria Malik e o presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), Mirocles Véras.

Temos, como protagonistas, que trabalhar para solucionar a sustentabilidade do setor filantrópico de saúde, discutindo novas formas de financiamento. Os filantrópicos são o SUS. Somos e seremos protagonistas para a sustentabilidade dos nossos hospitais, enfatizou Véras.

A programação seguiu com apresentação de case da Fundação Oswaldo Ramos – Hospital do Rim, com José Medina Pestana, superintendente do Hospital do Rim, e com o debate sobre o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos resultados do setor filantrópico de saúde”, com representantes das três esferas.

Levantamento realizado sobre Diversidade e Inclusão foi apresentado por Pascoal Marracini, diretor geral do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. A programação do dia abordou o projeto de parceria entre FONIF, AHP e FEHOSP – Captação Internacional de Recursos para Hospitais Filantrópicos.

Fóruns

A programação de Fóruns Técnicos seguiu no penúltimo dia do Congresso Fehosp. A atividade envolvendo a temática Inovação e Tecnologia trouxe cases de sucesso na implementação da inovação e de como fazer as escolhas mais assertivas entre as soluções tecnológicas.

Os debates tiveram a coordenação de Emanuel Salvador Toscano, superintendente de operações da AACD e de Valdesir Galvan, superintendente geral da entidade.

A palestra “Afinal, estamos preparados para inovar?” contou com a participação do Dr. Eduardo Cordioli, Head de Inovação da Docway, diretor médico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana e consultor do Ministério da Saúde, e de Marco Bego, CEO do InovaHC.

Foram apresentados, ainda, os temas “Maturidade Digital e transformação Digital”; “Inovação aberta e Intraempreendedorismo”; e “A interoperabilidade de dados e seus reflexos nos resultados das operações de saúde”.

Cases de sucesso de Santas Casas e hospitais filantrópicos integraram a programação do dia.

Já o Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente teve coordenação de Camila Lorenz, diretora de experiências da Zeps Strategy Agency e sócia fundadora da SOBREXP.

“Como construir a Jornada do Usuário?, foi o tema da primeira palestra do dia, ministrada por André Lorenz, CEO da Zeps Strategy Agency, o qual discutiu sobre mapeamento de jornada do paciente, além de promover bate-papo com os participantes.

“Inovações tecnológicas em qualidade e segurança foi discussão que contou com a participação de Jac Fressatto, presidente do Instituto Laura Fressatto. Na ocasião, ele trouxe o debate sobre ChatGPT, inovações tecnológicas ligadas à área de qualidade e segurança do paciente, além de novidades lançadas pelo Instituto.

O Fórum de Comunicação, coordenado por Júlia Povoas, diretora de relações institucionais da Santa Casa de São Paulo, convidou as lideranças do setor de saúde a refletirem sobre temas estratégicos ligados ao exercício de se comunicar de forma eficiente com os públicos de interesse. Para isso, teve em sua primeira palestra a temática “Como o marketing digital pode impactar positivamente a imagem, o resultado financeiro e as ações de sua instituição filantrópica”, ministrada por Bruno Peres, coordenador de Pós-graduação na ESPM em São Paulo.

A atividade teve como debatedora Daniela Camarinha, sócia-proprietária da You Care, membro do Comitê de Saúde da FGV Saúde e presidente da FBAH (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares).

Cases de sucesso e temáticas que englobam gestão de crise e comunicação como ferramenta para impulsionar a captação de recursos também foram apresentados.

Oportunidade

O Congresso Fehosp, além de promover importantes debates e fóruns técnicos, realiza a 32ª Mostra de Materiais, Equipamentos e Serviços Hospitalares, uma feira onde os participantes têm a oportunidade de encontrar líderes e profissionais da área da saúde para realizar o networking e desenvolver negócios. Além disso, 40 fornecedores estão na feira expondo seus produtos e apresentando novidades em serviços, tecnologias e inovações.

Fonte: Assessoria