Santa Casa de Porto Alegre investe mais de R$ 560 milhões para ampliar a sua infraestrutura

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Santa Casa de Porto Alegre investe mais de R$ 560 milhões para ampliar a sua infraestrutura

Santa Casa de Porto Alegre investe na melhoria da experiência do paciente

O uso de dados e tecnologias para acelerar e aprimorar o trabalho dos profissionais da área da saúde e da gestão dos hospitais é uma realidade.

Com apenas um clique o médico pode acessar o histórico hospitalar do paciente, exames, resultados clínicos e assim ter uma velocidade maior para o atendimento e ser mais assertivo no diagnóstico.

Com os avanços tecnológicos no setor da saúde, o conceito de hospital inteligente cresce cada vez mais.

Muitas instituições buscam estar na rota da saúde digital, mas nem sempre é possível.

Problemas como falta de investimento, má capacitação de pessoas, ausência de infraestrutura são algumas das dificuldades que são enfrentadas pelas instituições.

Jader Pires, diretor administrativo da Santa Casa de Porto Alegre, diz que esse conceito de hospital inteligente já faz parte da cultura da gestão da instituição.

“Esse é um tema que sempre esteve presente na Santa Casa. Para tanto, a nossa gestão viveu um processo de profissionalização, com a estruturação do chamado “Escritório de Valor” que tem um olhar mais estratégico pensando na experiência do paciente”.

Investimentos na Santa Casa de Porto Alegre

Outro pilar da gestão da Santa Casa é o investimento em tecnologias, não somente nas áreas assistenciais, mas também em todas as áreas-meios onde se pode obter ganhos de produtividade e eficiência.

As novidades tecnológicas estão no dia a dia da Santa Casa de Porto Alegre.

Atualmente, são 16 projetos de inovação incorporados aos processos internos e, segundo Pires, isso impactou diretamente na redução de gasto e no melhor desfecho clínico do paciente.

“Com esses novos projetos conseguimos economizar R$ 5 milhões e ainda impactamos diretamente 34 mil vidas”.

Já no quesito infraestrutura, nos últimos cinco anos, foram investidos em torno de R$ 560 milhões, com destaque para a construção do Hospital Nora Teixeira que terá papel importante no atendimento dos pacientes tanto para saúde privada quanto para saúde pública.

Visando a ampliação para melhorar a experiência dos pacientes a instituição recentemente inaugurou uma nova ala que atenderá somente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que com a nova área o atendimento possa ser mais ágil e eficaz.

Para Pires, foi o momento certo de crescer e dar um salto de qualidade.

“Como já estávamos desgastados com o SUS e o mercado exigia uma atualização de infraestrutura, foi a hora ideal da Santa Casa de Porto Alegre dar um novo salto em sua infraestrutura, com isso pudemos estabelecer as condições de competitividade e sustentabilidade para o futuro”.

Outro projeto importante foi a construção de um sistema de acessibilidade composto por 800 metros de passarelas, cobertas e climatizadas, que interligam todos os hospitais da instituição, o que representará um ganho de qualidade e conforto para os pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Além disso, o hospital investiu na modernização da ambientação hospitalar em todas as unidades, buscando elevar o padrão da instituição como um todo, uma vez que são quase 1,3 mil leitos em prédios mais antigos que demandavam importantes intervenções em sua infraestrutura.

Experiência Santa Casa de Porto Alegre

Toda a jornada do paciente é resultado do atendimento que o usuário teve ao longo de sua estadia no hospital.

Para tanto, fatores que abrangem desde a arquitetura até o atendimento feito por uma equipe multidisciplinar são alguns fatores que impactam essa experiência.

Para Pires, a arquitetura exerce uma importante influência no atendimento do paciente.

“A arquitetura eleva a percepção de qualidade e, consequentemente, impacta positivamente para o usuário”.

O Hospital Nora Teixeira foi desenvolvido já pensando em como a arquitetura poderia ser mais atraente para os pacientes.

“Com um projeto arquitetônico arrojado e funcional, agregar a ideia de uma praça, uma rua coberta e um sistema de acessibilidade (passarelas aéreas) que, funcional e visualmente, trazem uma forte percepção e melhora a vivência dentro de nossas unidades”, disse Pires.

Além de todo cuidado e atenção a infraestrutura, a gestão da Santa Casa de Porto Alegre está mergulhada na questão ambiental.

Pires frisa que dentro do hospital existe uma área dentro da engenharia de gestão ambiental que é responsável pelas medidas de cuidado com o meio ambiente.

“Nossa área de engenharia possui uma subárea de gestão ambiental, que tem a responsabilidade de manter nossos padrões de sustentabilidade atualizados, buscando sempre novas soluções e ideias”.

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